Compartilhar
Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

Artes Plásticas

A Arte Plástica é um ramo do conhecimento que se encarrega do estudo e do desenvolvimento das várias linguagens artísticas contemporâneas. Representar e expressar emoções, pensamentos ou histórias com valor estético – através de pinturas ou esculturas, por exemplo – é algo que os seres humanos aprenderam a fazer milhares de anos atrás e continuam fazendo até hoje. Nesse sentido, a proposta de um curso de Artes Plásticas é fornecer ao artista o conhecimento de que ele precisa para conseguir localizar a sua própria linguagem dentro das inúmeras correntes produzidas ao longo da história – ou à margem dela.

Perfil
Quem pretende ingressar na graduação deve gostar e ter repertório em manifestações artísticas em geral. Além disso, o interessado deve ser curioso e estudar sempre para manter-se atualizado.

Mercado de Trabalho 
Viver da produção individual de peças de arte é bastante difícil e não depende apenas do talento do artista ou da qualidade do material. Mesmo assim, é possível trabalhar em contato permanente com a arte. O bacharel pode atuar em produções artísticas, em curadorias de mostras e como monitor de exposições. Ele pode também se associar a museus ou a agências de design, trabalhar como ilustrador de livros científicos ou literários e de jornais. Outra alternativa é a carreira nas salas de aulas do Ensino Médio. Para isso, a UnB oferece também a licenciatura em Artes Plásticas, cuja maior diferença para o bacharelado é incluir no programa algumas disciplinas de pedagogia.

O curso na UnB
A graduação não é voltada especificamente para o desenvolvimento de técnicas. Os estudantes aprimoram suas habilidades, mas acima disso, desenvolvem um pensamento, uma linguagem própria. O fluxo das disciplinas é dividido em três etapas, chamadas de núcleos. A primeira, de fundamentação, tem por objetivo situar os estudantes, apresentando algo da história da arte e uma introdução às linguagens artísticas. Em seguida, o núcleo de interdisciplinaridade permite ao aluno explorar as possibilidades da UnB, fazendo matérias em outras áreas de conhecimento e estabelecendo correspondências com a arte. Por fim, é no núcleo de desenvolvimento que o estudante aprofunda as linguagens poéticas. Para graduar-se, ele deve, obrigatoriamente, apresentar uma monografia e realizar uma exposição. É interessante ressaltar que o currículo da UnB serviu de base para que o Ministério da Educação elaborasse o currículo básico exigido dos outros cursos do país.

Infraestrutura
Os trabalhos dos alunos do curso de Artes Plásticas podem ser realizados em um dos três setores do departamento. A UnB oferece laboratórios de pintura, desenho, gravura e salas multimídia para as disciplinas teóricas. Há também laboratórios para a prática tridimensional, com as unidades de fundição, madeira, escultura e fabricação de papel. As obras dos estudantes podem ficar expostas no Espaço Piloto, um galeria de arte com três ambientes.

Saiba Mais
Habilitações: Bacharelado e Licenciatura Plena
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Campus: Plano Piloto
Turno: diurno (bacharelado e licenciatura plena) e noturno (licenciatura plena)
Vagas por semestre: 30 (diurno), 34 (noturno)
Número de semestres: Diurno: 8 (mínimo) / 12 (máximo); Noturno: 8 (mínimo) / 14 (máximo)
Site: www.ida.unb.br
Telefones: (61) 3107 5885

 

fonte: http://www.unb2.unb.br/aluno_de_graduacao/cursos/plasticas

Compartilhar
Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

cacaubrasil

This is a paragraph.It is justify aligned. It gets really mad when people associate it with Justin Timberlake. Typically, justified is pretty straight laced. It likes everything to be in its place and not all cattywampus like the rest of the aligns. I am not saying that makes it better than the rest of the aligns, but it does tend to put off more of an elitist attitude.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *