Conheça o curso de Artes Visuais da UnB

Posted on
Compartilhar
Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

Artes Plásticas

A Arte Plástica é um ramo do conhecimento que se encarrega do estudo e do desenvolvimento das várias linguagens artísticas contemporâneas. Representar e expressar emoções, pensamentos ou histórias com valor estético – através de pinturas ou esculturas, por exemplo – é algo que os seres humanos aprenderam a fazer milhares de anos atrás e continuam fazendo até hoje. Nesse sentido, a proposta de um curso de Artes Plásticas é fornecer ao artista o conhecimento de que ele precisa para conseguir localizar a sua própria linguagem dentro das inúmeras correntes produzidas ao longo da história – ou à margem dela.

Perfil
Quem pretende ingressar na graduação deve gostar e ter repertório em manifestações artísticas em geral. Além disso, o interessado deve ser curioso e estudar sempre para manter-se atualizado.

Mercado de Trabalho 
Viver da produção individual de peças de arte é bastante difícil e não depende apenas do talento do artista ou da qualidade do material. Mesmo assim, é possível trabalhar em contato permanente com a arte. O bacharel pode atuar em produções artísticas, em curadorias de mostras e como monitor de exposições. Ele pode também se associar a museus ou a agências de design, trabalhar como ilustrador de livros científicos ou literários e de jornais. Outra alternativa é a carreira nas salas de aulas do Ensino Médio. Para isso, a UnB oferece também a licenciatura em Artes Plásticas, cuja maior diferença para o bacharelado é incluir no programa algumas disciplinas de pedagogia.

O curso na UnB
A graduação não é voltada especificamente para o desenvolvimento de técnicas. Os estudantes aprimoram suas habilidades, mas acima disso, desenvolvem um pensamento, uma linguagem própria. O fluxo das disciplinas é dividido em três etapas, chamadas de núcleos. A primeira, de fundamentação, tem por objetivo situar os estudantes, apresentando algo da história da arte e uma introdução às linguagens artísticas. Em seguida, o núcleo de interdisciplinaridade permite ao aluno explorar as possibilidades da UnB, fazendo matérias em outras áreas de conhecimento e estabelecendo correspondências com a arte. Por fim, é no núcleo de desenvolvimento que o estudante aprofunda as linguagens poéticas. Para graduar-se, ele deve, obrigatoriamente, apresentar uma monografia e realizar uma exposição. É interessante ressaltar que o currículo da UnB serviu de base para que o Ministério da Educação elaborasse o currículo básico exigido dos outros cursos do país.

Infraestrutura
Os trabalhos dos alunos do curso de Artes Plásticas podem ser realizados em um dos três setores do departamento. A UnB oferece laboratórios de pintura, desenho, gravura e salas multimídia para as disciplinas teóricas. Há também laboratórios para a prática tridimensional, com as unidades de fundição, madeira, escultura e fabricação de papel. As obras dos estudantes podem ficar expostas no Espaço Piloto, um galeria de arte com três ambientes.

Saiba Mais
Habilitações: Bacharelado e Licenciatura Plena
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Campus: Plano Piloto
Turno: diurno (bacharelado e licenciatura plena) e noturno (licenciatura plena)
Vagas por semestre: 30 (diurno), 34 (noturno)
Número de semestres: Diurno: 8 (mínimo) / 12 (máximo); Noturno: 8 (mínimo) / 14 (máximo)
Site: www.ida.unb.br
Telefones: (61) 3107 5885

 

fonte: http://www.unb2.unb.br/aluno_de_graduacao/cursos/plasticas

Compartilhar
Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *