Conheça o curso de Arquitetura da UnB

Posted on
Compartilhar
Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

Arquitetura e Urbanismo

Um espaço e uma  ideia na cabeça.  Geralmente, são  esses os dois  instrumentos que dão início ao  trabalho de um arquiteto. Seja o  projeto de uma casa, um prédio,  um escritório ou até uma cidade, é  esse profissional que viabiliza todas as  soluções, analisando condições físicas  e materiais, conforto e praticidade. O  graduado nesta área é responsável  pela gestão, supervisão, coordenação  e orientação técnica de projetos,  avaliação de viabilidade  técnico-econômica e emissão  de laudos e pareceres técnicos.

Perfil
Ninguém precisa ser um  artista para se dar bem  no curso. O importante é  ter boa capacidade de  transmitir ideias graficamente.  Nesse sentido, o interessado  precisa exercitar o raciocínio  espacial e geométrico. Outro aspecto  fundamental é educar o olhar para os  espaços livres. Ter repertório em  história também é aconselhável para  quem freqüenta o curso.

Mercado de Trabalho
Enquanto houver  carência de  urbanização nas  cidades, haverá  espaço para  arquitetos e  urbanistas. O  trabalho não precisa ficar só em  projetos originais. Muitos profissionais  do setor atuam em pequenas  reformas, design de interiores e em  paisagismo. Este último nicho cresce  bastante, principalmente em cidades  como Brasília, onde há preocupação  em expandir os espaços arborizados.  Outra área de atuação, tanto no setor  público como no privado, é a  fiscalização de obras, a elaboração de  projetos de transporte e a consultoria.

O curso na UnB
A graduação tem perfil generalista e  prepara os estudantes para se  adaptarem às necessidades do  mercado. O ensino se dá,  basicamente, em quatro  eixos. No primeiro, os  alunos aprendem a teoria e  a história da arquitetura.  Paralelamente, os alunos  aprofundam os conhecimentos  sobre tecnologia, estrutura das  construções e instalações. Em um  eixo central, as aulas são voltadas aos  projetos de arquitetura, de urbanismo  e paisagismo. E também há um eixo  dedicado à expressão e  representação

Infraestrutura
A Faculdade de  Arquitetura e  Urbanismo  disponibiliza além dos ateliês e da  biblioteca, três laboratórios de  informática com programas  gráficos para modelagem  tridimensional. Há, também, um  laboratório de conforto ambiental,  onde o aluno analisa condições de  ventilação e iluminação. Outra unidade  é destinada exclusivamente para a  confecção de maquetes e há, ainda,  um laboratório de construção  civil e sustentabilidade..

Fonte: http://www.unb2.unb.br/aluno_de_graduacao/cursos/arquitetura_e_urbanismo

Compartilhar
Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *